MIL FOLHAS DE BACALHAU E COGUMELOS

Depois de uma visita ao Instituto Culinário Vaqueiro a inspiração para cozinhar aumentou vertiginosamente! Fiz um mil folhas de bacalhau inspirado numa receita da Minô mas com algumas alterações pessoais. Ficou maravilhoso;)





Ingredientes:
400g bacalhau
leite q.b.
sementes de sésamo
100g margarina
2 dentes de alho
1 cebola
1 embalagem de mistura vários cogumelos (usei 1 lata cogumelos laminados)
50g bacon em cubos
sal, noz moscada e pimenta
pão ralado
1 lata feijão vermelho cozido
1 pequeno molho de nabiças ou espinafres (usei congelados)
1 tira pimento vermelho
1 tira pimento verde
salsa
60g farinha
40g margarina
200g arroz (para acompanhar)
1 cenoura
1/2 cebola
azeite

Preparação:
Molhar e amachucar uma folha de papel vegetal e colocar na varoma. Mergulhar o bacalhau em leite, escorrer um pouco e dispor sobre o papel vegetal humedecido. Reservar.
No copo, picar 1/2 cebola, 1 cenoura e 30g azeite durante 8 segundos e velocidade 5. Deixar refogar 5 minutos. Pesar o arroz no cesto e deitar o refogado de cenoura por cima e misturar.
Juntar 800g água e levar a cozer 20 minutos, temperatura varoma e velocidade 4. Colocar a varoma por cima para cozer o bacalhau reservado.
Numa frigideira fazer um refogado com 2 dentes de alho e 1 cebola picados, os cogumelos laminados e o bacon em cubos. Temperar com sal e pimenta. Reservar.
Depois do arroz e bacalhau cozidos, retirar da Bimby e reservar.
Preparar os ingredientes para fazer um bechamel verde: 60g farinha, 40g margarina, sal, pimenta, noz moscada, os espinafres escorridos e 800g leite.
Colocar no copo e programar 10 minutos, temperatura 90ºC e velocidade 3.
Na mesma frigideira onde se refogou o bacon e os cogumelos, colocar 1/2 cebola com um pouco de azeite, juntar o bacalhau e refogar um pouco. Temperar com pimenta e salsa.
Num tabuleiro de ir ao forno (ou em formas individuais), alternar em várias camadas, os cogumelos, o bacalhau e o feijão escorrido. Cobrir com o bechamel e enfeitar com os pimentos cortados em cubos fininhos.
Polvilhar com pão ralado misturado com sementes de sésamo.
Levar ao forno para tostar durante 15 minutos a 200g.
Servi acompanhado com o arroz de cenoura e alface temperada com cebola branca e molho vinagrete.
Para o molho vinagrete: colocar, num copinho com tampa, azeite e vinagre em partes iguais, 2 colheres de mostarda e sal. Agitar alguns segundos e temperar na altura de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...